Pesquisar neste blogue

23 de julho de 2008

África, os aromas que nunca se perdem

A melancolia pode até ser um estado de espírito negativo mas a verdade é que hoje acordei assim, e acreditem, que de macambúzia não tinha nada!!

São sensações de outros momentos que são revividos e revisitados com muita saudade...
Na verdade, há coisas inexplicáveis, pois como se pode explicar que passados tantos anos de ter estado em África continue a sentir aqueles aromas de Moçambique? Aquele cheiro a terra, forte e húmido, que me invade e entranha e por isso me traz recordações excelentes de todos os bons momentos passados.

A vida ali parou e eu só tive tirar proveito. Não há stress, horários alargados, comportamentos anti-sociais, etc ,etc, e assim sendo o que ficou foi algo de muito bom.
Ainda que muitos amigos me perguntem qual o interesse daquela deslocação, a verdade é que por mais explicações que possa dar, existe algo que nunca será perceptível a quem nunca foi a África: aquele cheiro e aromas ficam memorizados e são indescritíveis.

Não sei se esta melancolia é ou não uma característica dos latinos, ou melhor, se ela é uma característica em especial das mulheres? Mas o que importa é que ninguém, melhor que as mulheres, tem capacidade de conseguir pensar e repensar em coisas que muitos já esqueceram ou sequer um dia haviam registado.

Agora, àqueles que, livres como os pássaros, vivem a vida desprendidos de qualquer sentimento apenas digo: tenham um momento de melancolia ela é saudável e faz bem à alma.


Enfim, hoje acordei assim.

2 comentários:

M. disse...

Cara Pingas,

Tenho de começar por discordar com essa associação da melancolia a um estado de espirito negativo. Estar melancolico não é estar triste, é estar sereno,em paz a recordar momentos de vida, amizades, nem sequer é estar saudoso, é estar somente.
Posto isto, resta-me dizer-te que não sendo Africa um continente que me fascine por aí além, não posso ficar indiferente à permanente menção dos que por lá passaram de, precisamente, cores e cheiros que marcam para sempre.
Olha e dizer-te que este teu post me remeteu para um eventual novo conto, quem sabe ....
beijinhos e obrigada pelas visitas e comentários.
Aprecio muito e por favor continua

Pingos e Salpicos disse...

Obrigada pela passagem.
Vou ficar atenta aos movimentos literários e próximos capítulos.
Bjs a todos os molhos! lol
M. África